27 janeiro, 2011

Livro: Capitães da Areia

 Capitães da Areia é talvez o romance mais influente de Jorge Amado. Clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito.
 A história crua, comovente, dos meninos pobres que moram num trapiche abandonado e vivem de pequenos frutos e golpes, aterrorizando a cidade de Salvador, causou impacto desde o lançamento, em 1937, quando a polícia de Estado Novo apreendeu e queimou em praça pública inúmeros exemplares do livro, entre outras obras do autor.


Trecho do livro: " Não durou muito na chefia do cabloco Raimundo. Pedro Bala era muito mas ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe. Um dia brigaram. A desgraça do Raimundo foi puxar uma navalha e cortar o rosto de Pedro, um talho que ficou para o resto da vida. Os outros se meteram e como Pedro estava desarmado deram razão a ele e ficaram esperando a revanche, que não tardou. Uma noite, quando Raimundo quis surrar Barandão, Pedro tomou as dores do negrinho e rolaram na luta mais sensacional a que as areias do cais jamais assistiram. Raimundo era mais alto e mais velho. Porém Pedro Bala, o cabelo loiro voando, a cicatriz vermelha no rosto, era de uma agilidade espantosa e desde esse dia Raimundo deixou não só a chefia dos Capitães da Areia, como o próprio areal. Engajou tempos depois num navio."

Esse com certeza pode ser um dos melhores livros que já li, muito bom mesmo! Pra quem se interessou pelo livro aqui tem o link do download: Capitães da Areia-Download



Nenhum comentário:

Postar um comentário